terça-feira, 11 de agosto de 2009

Cabelos - Pontas Duplas

1. Por que isso acontece?

O cabelo é dividido em três partes: a medula, que fica no interior e distribui minerais e nutrientes; o córtex, no meio, responsável pela força e elasticidade; e a cutícula, a camada externa, composta de escamas que vão se sobrepondo. Os fios sofrem um desgaste natural, mas o quadro piora com sol, secador, química etc. Em fios saudáveis, as escamas da cutícula ficam “cimentadas” por dentro, com a proteína ceramida, e, por fora, com a gordura. Sem ela, as escamas se abrem, deixando a estrutura interna exposta e frágil. Os fios tornam-se sensíveis e podem se abrir no sentido do comprimento.

2. Como tratar

As estrelas são os condicionadores sem enxágüe (leave-in) e os reparadores de silicone. Ambos são recursos de emergência, que agem colando as pontas apenas até a próxima lavagem. Eles formam uma película que protege o fio contra as agressões externas e evita a perda de água, melhorando a hidratação. Mas esses aliados também têm outro papel. Enquanto o cabelo é protegido por fora, a estrutura interna ganha tempo para se fortalecer, sem precisar brigar com o meio externo. Se você tem muitas pontas partidas, a única solução é a tesoura.

3. Para evitar

Não use muito secador e chapinha. Jamais prenda-os molhados e saiba que elásticos e presilhas são grandes agressores. Não tente resolver o problema por conta própria, eliminando cada pontinha bifurcada com a tesoura de aparar unha. Depois, o cabeleireiro terá de cortar muito mais do que você queria. Se os seus fios são grossos, fuja dos cortes com navalha, que deixam a ponta mais larga do que o fio, com tendência a bifurcar com mais facilidade.