
A primeira coisa é cuidar da alimentação. Se você não comer bem, sua unha denunciará! Coma mais alimentos ricos em proteína para ajudar a desenvolver unhas mais fortes. Alimentos ricos em enxofre também são vitais para a saúde das unhas. Estes alimentos incluem maçãs, pepinos, uvas, alho, aspargo e cebola;
O ideal é lixar as unhas sempre no mesmo sentido.
Antes de pintar as unhas, deixe-as de molho por mais ou menos uns 5 minutos em uma vasilha com água e algumas gotinhas de vinagre. Pode ser qualquer um, mas o mais recomendável é o vinagre branco. Depois é só pintar as unhas normalmente. O esmalte dura mais, e você gasta menos na manicure!
Para evitar que o esmalte fique cheio de bolhas, faça o seguinte: após pintar as unhas, mergulhe os dedos em um pote ou copo com água bem fria, assim você estará evitando as bolinhas indesejáveis e a sua unha secará mais rápido. Se esse processo for muito difícil, faça as unhas em um local arejado, sem muito sol e vento, pois pode ajudar e muito na hora de pintar suas unhas e não deixá-las com as bolhas nas superfícies.
A acetona deve ser usada somente uma vez por semana, pois estes produtos quando usados em excesso, ressecam as unhas e as deixam frágeis e quebradiças.
É recomendado a utilização do removedor de esmaltes, pois geralmente é mais suave e resseca menos as unhas.

Para o esmalte durar mais, aposte na dica: três dias após ter feito as unhas, passe esmalte incolor. Ele ajuda a conservar a pintura. Outra dica é passar o palito coberto de algodão e removedor em todo o contorno da ponta da unha.

Carregue sempre com você uma lixa de unhas. No caso de quebra por acidente, a melhor coisa é diminuir as chances de prejudicá-las ainda mais.
Curiosidades:
As unhas crescem, em média, 3 milímetros por mês, mas isso pode variar bastante. As unhas das mãos crescem mais rápido do que as dos pés.

O primeiro "esmalte" do mundo era preto e a base de henna. Com o tempo, foi ficando mais claro e com tons de marrom claro. Com isso, as cores do esmalte passaram a indicar a classe social do indivíduo: os tons claros eram usados por mulheres de classes mais baixas e os tons intensos, pela nobreza.
Cleópatra criou uma lei determinando que ela seria a única autorizada a usar unhas pintadas de vermelho e, segundo a história ou a lenda, uma severa punição poderia ser aplicada para quem desobedecesse sua ordem, a infratora podia até ser executada.